sábado, 31 de maio de 2014

HIV/AIDS


Você poderá utilizar o material de leitura para estudos que se encontra incorporado ao Blog no espaço ao lado em formato de Slides, na íntegra, como apresentamos em sala de aula.  Neste espaço, preferimos publicar os vídeos de sala da aula para que vocês possam ter uma visualização melhor do conteúdo, como também foi utilizado naquela oportunidade. 
No vídeo abaixo, visualizamos passo a passo a replicação viral, desde o momento em que ocorre o contato do vírus do HIV com a célula T CD4+, a introdução de suas propriedades RNA no interior desta e a forma como ocorre sua replicação. Vemos a ação  das três enzimas que participam diretamente deste processo, que são:

Transcriptase Reversa, que faz a transcrição, leitura do código genético do RNA viral;
Protease, que realiza a clivagem de uma cadeia de proteínas em pontos específicos, produzindo filamentos e liberando proteínas;
Integrase, que vai realizar a integração, a introdução do RNA viral no material genético da Célula.

Para ajudar a memorização, vamos observar o Prefixo dos nomes das proteínas:

Transcriptase Reversa
Transcri: Transcrição, cópia.

Protease
Pro: Produzir

Integrase
Integra: Integração, inserir no meio.

Com ajuda delas, o vírus de integra ao DNA celular, se passando como propriedade desta, utilizando seu material celular para se replicar, deixando esta célula de defesa inativada e infectando novas células.

Mas para o auxílio, temos os Anti-Retrovirais, que inibem a replicação viral por meios de ações nessas enzimas e até mesmo, impedindo o contato do vírus com a célula T CD4+. Desta forma, obtemos o controle da carga viral no organismo, já que sua erradicação ainda é uma utopia.



Em analogia, seria como aquele cara que se aproxima de uma mulher carente, que mora sozinha, passando aquela cantada bonita, prometendo de tudo, conseguindo conquista-la. Dessa forma, casa-se com ela e vai morar em sua casa. Com o tempo, usufrui de seus pertencer e vai embora, levando tudo o que ela tinha, deixando esta mulher mais carente do que quando a conheceu. 

Assim, com o Sistema Imunológico debilitado, surgem as doenças oportunistas, proliferando em grande escala no organismo, podendo levar o portador do HIV a morte.



Um bom estudo para todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário